Culto pela liberdade
Vem do Valle de Uco, em Mendoza, uma forma autêntica, orgânica e, ao mesmo tempo, revolucionária de produzir vinhos.
A SuperUco nasce em 2011 do sonho de quatro irmãos: Gerardo, Matías, Gabriel e Juan Pablo Michelini, junto com seu amigo Daniel Sammartino. É um projeto que fizeram pensando no futuro, na educação e formação de seus filhos. Por esta razão possui uma filosofia completamente sustentável, com práticas biodinâmicas e precisão enológica, produzindo um vinho puro, sem maquiagens, a verdadeira expressão do terreno onde estão, o Valle de Uco.
A vinícola em Los Chacayes é de manejo biodinâmico e conquistou, em 2021, o Ouro Internacional em Práticas Sustentáveis, outorgado pela Great Wine Capitals. As videiras são tratadas apenas com insumos naturais, sem aditivos químicos. Possuem ainda abelhas, animais e uma horta que produz as ervas necessárias para os preparos biodinâmicos e ainda ingredientes para seu famoso restaurante. Gualtallary e Altamira completam a gama de vinhedos que compõe os seus vinhos, todos em manejo sustentável.
O solo pedregoso e as altitudes, entre 1.100 e 1.400 metros de altitude acima do nível do mar, favorecem a maturação lenta das uvas, mantendo um alto nível de acidez. Isso resulta em vinhos com sabores concentrados e persistentes, com um potencial de envelhecimento enorme. Os 30 mil litros anuais são elaborados conforme as práticas biodinâmicas, com fermentação por leveduras autóctones e sem aditivos enológicos. Os vinhos fermentam e estagiam em ovos de concretos, foudres e barricas de carvalho francês de diversos usos, desde os novos até os com mais de uma década de uso. O intuito do carvalho aqui não é maquiar os vinhos para esconder possíveis defeitos, mas sim domar os potentes taninos e adicionar notas que contribuam para a complexidade do vinho.
Os vinhos
Linha Cálcareo:
Os vinhos da linha Calcáreo buscam expressar as características máximas deste solo: os depósitos de carbonato de cálcio. Estes dão origem a vinhos intensos, concentrados, com taninos de textura fina, aveludados. Os vinhos desta linha são fermentados com leveduras autóctones em ovos de concreto, com amadurecimento por 16 meses em barricas de carvalho francês de diversos usos.
Linha SuperUco:
Os vinhos super-premium da linha SuperUco contam com macerações prolongadas de até 6 meses em barricas giratórias para uma extração mais suave. Limitados a pouco mais de 1.000 garrafas de cada ao ano. Fermentação e maceração em barricas de vários usos, seguidas por 18 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso para os tintos.
Linha Genitori:
Os vinhos da linha ícone Genitori são raros, com produções de apenas 800 garrafas de cada por ano. Fermentados com leveduras autóctones em barricas de carvalho francês de diversos usos, seguidos por 20 meses de estágio em barricas de carvalho francês Taransaud T5, considerada por muitos como a melhor barrica do mundo.