No Vale do Uco, em Mendoza, uma forma autêntica, orgânica e, ao mesmo tempo, revolucionária de produzir vinhos.
A vinícola argentina SuperUco capta todo o potencial de seu terroir em vinhos complexos, estruturados, puros e totalmente biodinâmicos. Como o próprio nome indica, esse terroir é o Vale do Uco, ao sudoeste de Mendonza. No sopé da Cordilheira dos Andes, o ce
nário envolve e fascina os sentidos, tanto pelas ricas paisagens quanto pelas características de solo e umidade, que valorizam as características varietais de cada cepa, no frescor e na acidez ideais. Para os produtores da SuperUco, os irmãos Michelini Gerardo, Matías, Gabriel e Juan Pablo e o amigo Daniel Sammartino, é esta terra quem autoriza o fazer vinhos, arte avalizada pelo aperfeiçoamento ininterrupto da técnica. Desde 2011, eles cultivam as plantações em três subterroirs selvagens e áridos do Vale do Uco:
Gualtallary, em Tupungato
Los Chacayes, em Tunuyán
Altamira, em San Carlos.
O solo pedregoso e as altitudes, entre 1.100 e 1.400 metros de altitude acima do nível do mar, favorecem a absorção de nutrientes minerais e o nascer de vinhos transcendentais.
Todas as videiras da SuperUco têm traçado circular, em sistema gobelet, que utiliza apenas uma estaca de apoio, para evitar pragas. Destaque para a sede, em Los Chacayes, em que a adega, em formato de octógono, está bem ao centro do círculo, como se fosse um templo ancestral a escolha busca inspiração na natureza, que tende a se organizar em órbita, nunca em linhas retas. A disposição das vinhas também se beneficia dos diferentes níveis de
insolação ao longo do dia, o que interfere na fotossíntese e na expressividade dos frutos.
Como princípio base, a produção da SuperUco respeita a agricultura orgânica, desde o preparo natural do solo, sem uso de agrotóxicos ou pesticidas, até o amadurecimento espontâneo das uvas. Os 30 mil litros anuais são elaborados conforme as práticas biodinâmicas; e a fermentação dos mostos, feita com leveduras autóctones. Além de certificação orgânica, a SuperUco conquistou, em 2021, o Ouro Internacional em Práticas Sustentáveis, outorgado pela Great Wine Capitals.
Os vinhos Engarrafados, os vinhos SuperUco se dividem em três linhas: Calcáreo, SuperUco e Genitori.
Calcáreo, em alusão ao solo calcário, reúne os vinhos de entrada, com três rótulos de Malbec e um de Cabernet Franc, todos fermentado em tanques de cimento.
Já a linha premium SuperUco envereda, sobretudo, por blends de uvas maceradas por seis meses e vinhos envelhecidos em 18 meses de barris de carvalho. Entre eles, o Chacayes, das cepas Malbec, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot; e o seleto e aromático SuperUco Gualta, de Malbec e Cabernet Franc. Ponto alto também para as varietais únicas dos rótulos Sorella, de Cabernet Franc; e Fratello, de Syrah.
Por fim, a superpremium Genitori tem produção limitada. Enquanto Genitori Gualta se volta à linha grand reserva do blend Malbec e Cabernet Franc, o raríssimo Genitori Mio traz, finalmente, a uva-símbolo da Argentina, Cabernet Sauvignon, em todo o seu esplendor. Ambos são envelhecidos por 20 meses em barris de carvalho francês.
Comments