top of page
03-GRUTA_edited.jpg
Visite o nosso Instagram
Paisagem de uvas para produção de vinho

Confira no nosso Blog

Os vinhos de terroir da vinícola SuperUco


No Vale do Uco, em Mendoza, uma forma autêntica, orgânica e, ao mesmo tempo, revolucionária de produzir vinhos.


A vinícola argentina SuperUco capta todo o potencial de seu terroir em vinhos complexos, estruturados, puros e totalmente biodinâmicos. Como o próprio nome indica, esse terroir é o Vale do Uco, ao sudoeste de Mendonza. No sopé da Cordilheira dos Andes, o ce


nário envolve e fascina os sentidos, tanto pelas ricas paisagens quanto pelas características de solo e umidade, que valorizam as características varietais de cada cepa, no frescor e na acidez ideais. Para os produtores da SuperUco, os irmãos Michelini Gerardo, Matías, Gabriel e Juan Pablo e o amigo Daniel Sammartino, é esta terra quem autoriza o fazer vinhos, arte avalizada pelo aperfeiçoamento ininterrupto da técnica. Desde 2011, eles cultivam as plantações em três subterroirs selvagens e áridos do Vale do Uco:

  • Gualtallary, em Tupungato

  • Los Chacayes, em Tunuyán

  • Altamira, em San Carlos.

O solo pedregoso e as altitudes, entre 1.100 e 1.400 metros de altitude acima do nível do mar, favorecem a absorção de nutrientes minerais e o nascer de vinhos transcendentais.


Todas as videiras da SuperUco têm traçado circular, em sistema gobelet, que utiliza apenas uma estaca de apoio, para evitar pragas. Destaque para a sede, em Los Chacayes, em que a adega, em formato de octógono, está bem ao centro do círculo, como se fosse um templo ancestral a escolha busca inspiração na natureza, que tende a se organizar em órbita, nunca em linhas retas. A disposição das vinhas também se beneficia dos diferentes níveis de insolação ao longo do dia, o que interfere na fotossíntese e na expressividade dos frutos.

Como princípio base, a produção da SuperUco respeita a agricultura orgânica, desde o preparo natural do solo, sem uso de agrotóxicos ou pesticidas, até o amadurecimento espontâneo das uvas. Os 30 mil litros anuais são elaborados conforme as práticas biodinâmicas; e a fermentação dos mostos, feita com leveduras autóctones. Além de certificação orgânica, a SuperUco conquistou, em 2021, o Ouro Internacional em Práticas Sustentáveis, outorgado pela Great Wine Capitals.


Os vinhos Engarrafados, os vinhos SuperUco se dividem em três linhas: Calcáreo, SuperUco e Genitori.

  • Calcáreo, em alusão ao solo calcário, reúne os vinhos de entrada, com três rótulos de Malbec e um de Cabernet Franc, todos fermentado em tanques de cimento.

  • Já a linha premium SuperUco envereda, sobretudo, por blends de uvas maceradas por seis meses e vinhos envelhecidos em 18 meses de barris de carvalho. Entre eles, o Chacayes, das cepas Malbec, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot; e o seleto e aromático SuperUco Gualta, de Malbec e Cabernet Franc. Ponto alto também para as varietais únicas dos rótulos Sorella, de Cabernet Franc; e Fratello, de Syrah.

  • Por fim, a superpremium Genitori tem produção limitada. Enquanto Genitori Gualta se volta à linha grand reserva do blend Malbec e Cabernet Franc, o raríssimo Genitori Mio traz, finalmente, a uva-símbolo da Argentina, Cabernet Sauvignon, em todo o seu esplendor. Ambos são envelhecidos por 20 meses em barris de carvalho francês.


5 visualizações
bottom of page